Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Renata Ishikawa

Esposa, mãe típica de uma jovem de 18 anos e atípica de uma criança autista de 4 anos. Formada e atuando há 20 anos em administração com pós graduação em finanças empresariais, meu caminho foi re-direcionado quando recebi o diagnóstico de autismo da minha filha caçula. A minha atual missão aqui é ajudar pessoas a conhecer e aprender com as minhas experiências sobre o autismo.

Transtornos e Distúrbios

Por que é importante se atentar?

Compreender o que a literatura nos indica sobre a definição dos conceitos de transtornos e distúrbios é fundamental para avançarmos nas especificidades de cada manifestação. Nesse sentido, é fundamental evidenciar que o viés comportamentalista, esse que ampara as discussões aqui propostas, considera “distúrbio” e “transtorno” como nomenclaturas equivalentes, apesar de, em aspectos neurológicos, existir diferenciação entre essas condições.

Tendo como suporte a literatura médica, é possível compreender um pouco melhor o que se entende por transtorno e por distúrbio.

Ambos nos indicam uma “[…] alteração da normalidade, seja de natureza estrutural, funcional ou comportamental” (REZENDE, 2008), porém, “transtorno” está mais próximo às alterações de personalidade e comportamento e “distúrbio”, das alterações de natureza funcional e estrutural.

Um exemplo dessa explicação é o caso de dois indivíduos autistas: o primeiro com dano cerebral, intercorrente de má formação, ou seja, apresenta distúrbio em aspectos cognitivos e, como comorbidade, encontra-se no Transtorno do Espectro Autista (TEA); já o segundo descarta qualquer disfunção na estrutura cerebral, mas em condição clínica também se encontra no espectro.

Compreender cada condição geral relacionada aos transtornos de neurodesenvolvimento e transtornos disruptivos, do controle dos
impulsos e da conduta, conceituando-os e diferenciando-os nos ajuda a diferenciar cada uma delas.

Transtornos de neurodesenvolvimento

Os transtornos de neurodesenvolvimento abarcam um grupo de condições relacionadas que são evidentes desde o início do desenvolvimento do indivíduo. Apesar de serem percebidos com maior incidência no período escolar, no processo de anamnese se evidencia que, tipicamente, a manifestação é anterior à etapa da escolarização.

Os transtornos de neurodesenvolvimento acarretam prejuízos ao funcionamento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional, variando muito de acordo com o grau da limitação e ao suporte necessário, impacta níveis e áreas diferentes de cada indivíduo, não havendo, portanto, uma condição niveladora para cada caso. Sabermos disso é muito importante, afinal nem todo autista é brilhante em alguma área, nem todo gago canta bem e, quase sempre, afirmações generalistas como essas servem apenas para prejudicar boas práticas relacionadas à diversidade e à inclusão, pois deslocam o centro da atenção para habilidades e competências que os indivíduos podem não ter, negligenciando aquilo que é necessário a cada indivíduo.

Exemplo de transtornos:

1. Deficiências intelectuais (Transtornos do Desenvolvimento Intelectual).
2. Transtornos da comunicação.
3. Transtorno do Espectro Autista.
4. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.
5. Transtornos específicos da aprendizagem

Os transtornos disruptivos, do controle dos impulsos e da conduta incluem condições que envolvem problemas de autocontrole de emoções e de comportamentos. Falar sobre essa condição é importante, pois, diferentemente dos demais transtornos que também envolvem questões de regulação emocional e/ou comportamental, os transtornos disruptivos são:

[…] exclusivos no sentido de que esses problemas se manifestam em comportamentos que violam os direitos dos outros (p. ex., agressão, destruição de propriedade) e/ou colocam o indivíduo em conflito significativo com normas sociais ou figuras de autoridade.

• No transtorno de conduta, os comportamentos são poucos controlados e podem resultar em sintomas comportamentais, como a agressividade ao ser repreendido.
• No transtorno relacionado ao impulso, como transtorno explosivo intermitente, as emoções são pouco controladas e a expressão delas é desproporcional à intercorrência geradora. Ou seja, por menor que seja o fato, o indivíduo pode ter rompantes de raiva inexplicáveis e muito além da situação ocorrida.

Quer acessar outros artigos? Acesse já o meu blog.

O que achou? Comente!

Notificações
Notificar
guest
6 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Caio Di Gioia
Caio Di Gioia
1 ano atrás

Que legal! Explicações muito interessantes! Obrigado, Renata!

Patrícia rodrigues
Patrícia rodrigues
1 ano atrás

Ótimo ! Muito esclarecedor .

Laysa
Laysa
1 ano atrás

parabéns tia re, pela iniciativa, amo vcs❤️

Veja mais

Posts relacionados

AFINAL O QUE É SER UM PAI ATÍPICO?

AFINAL O QUE É SER UM PAI ATÍPICO?

Neste mês de agosto quando é comemorado o dia dos pais, quero falar deste tema. Ser pai é uma jornada repleta de desafios e alegrias, e quando seu filho é

Julho, mês das férias

Julho, mês das férias

As férias são um período muito aguardado por muitas famílias, uma oportunidade para descansar, viajar e passar tempo de qualidade juntos. No entanto, para mães atípicas — aquelas que cuidam

Amor e os autistas

Amor e os autistas

E quem disse que autistas não possuem sentimentos? E quem disse que autistas tem zero em empatia? E quem disse que autistas não podem se apaixonar? Cada um à sua

Maternidade atípica

Maternidade atípica

Olá pessoal! Aqui é a Renata Ishikawa! Mãe típica e atípica que participa do grupo materno amor! Um prazer trazer aqui assuntos e pautas sobre o universo atípico! Mês de

Carnaval e o autismo

Carnaval e o autismo

O Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais, sendo a mais celebrada no Brasil. Apesar do forte secularismo presente no Carnaval, a festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo,

Familias Autistas sem rede de Apoio.

Familias Autistas sem rede de Apoio.

Dois cadáveres foram encontrados em um apartamento no edifício Mondrian Antares, em Águas Claras, na noite desta terça-feira, 9. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) confirmou a ocorrência. Os