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Renata Ishikawa

Esposa, mãe típica de uma jovem de 18 anos e atípica de uma criança autista de 4 anos. Formada e atuando há 20 anos em administração com pós graduação em finanças empresariais, meu caminho foi re-direcionado quando recebi o diagnóstico de autismo da minha filha caçula. A minha atual missão aqui é ajudar pessoas a conhecer e aprender com as minhas experiências sobre o autismo.

ABA – CONCEITO

Nos últimos anos, é visível o quanto o número de pessoas diagnosticadas com autismo aumentou. Essas pessoas necessitam viver a rotina escolar, além claro, dos demais desafios diários. Para auxiliar nessas questões, cada vez é mais direcionado que pessoas com TEA, além da equipe multi-disciplinar que o acompanha em sua trajetória (como Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Pediatra e Neuro-pediatra, sejam direcionadas às metodologias e estratégias baseadas na ABA.

ABA é a abreviação para (Applied Behavior Analysis) que no Brasil ficou como (Análise do Comportamento Aplicada). Muitos definem a aplicação de ABA para crianças autistas como “aprendizagem sem erro”. A análise comportamental é uma abordagem científica para o estudo do comportamento.

A terapia ABA poderá ser conduzida por profissionais da área da saúde, com profissão regulamentada pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal, desde que graduado ou pós-graduado em Análise do Comportamento Aplicada., no entanto, devemos sempre buscar a evolução do indivíduo. Os métodos aplicados por este profissional ao Autista devem, claro, trazer benefícios e ajudá-lo em seus desafios diários. Entende-se que ,aplicando o método ABA, autistas conseguem entender e aprender diversas questões com maior facilidade.

Ole Ivar Lovaas, psicólogo, pesquisador e professor norueguês, radicado nos Estados Unidos, desenvolveu seus trabalhos na UCLA (University of California in Los Angeles), onde fundou um centro para tratamento de autistas: o “The Lovaas Institute”. Foi um dos maiores pesquisadores do autismo. Sabe-se que ele NÃO FOI o “criador” do método ABA, ao menos não conceitualmente, e sim que Skinner a inventou.  Skinner foi um psicólogo estadunidense criador do behaviorismo radical que ampliou a teoria do behaviorismo, adicionando elementos filosóficos na teoria psicológica comportamental. No entanto, a contribuição especial de Lovaas foi mostrar que é possível, com a aplicação integral e intensiva de princípios da teoria da aprendizagem, tratar efetivamente, e de forma eficaz, o autismo como um todo, em um número considerável de indivíduos, ou ao menos levar melhorias substanciais para aqueles que não alcançam totalmente os benefícios do tratamento. Por “eficaz” e “substanciais” entende-se que cerca de metade das crianças submetidas às intervenções ABA obtêm desempenho dentro dos limites “normais” em certos testes padrão. Em termos práticos, isso significa que essas crianças são capazes de frequentar a escola sem apoio especial.

Há muitos anos atrás quando começou a usar ABA, Dr.Lovaas não hesitou em aplicar punições por não cumprimento, algumas das quais muito severas. Essa abordagem foi modificada na maioria das situações. Atualmente “punição” foi substituída por “retenção de recompensas”. Por exemplo, uma criança que não responde adequadamente a um “mando” (comando) não receberá uma recompensa (reforçador) como sua comida favorita. Algumas pessoas não concordam com esse tipo de ensino, ao mesmo tempo, muitos pais consideram o ABA como a melhor opção de tratamento para seus filhos.

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MARLENE QUEIROZ
MARLENE QUEIROZ
3 meses atrás

MUITO BOM VOU UTILIZAR EM MEUS ESTUDOS OBRIGADA
CONTINUE PUBLICANDO MATERIAS SOBRE ABA E AUTISMO

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