Toda mãe atípica já ouviu algumas frases como essas:
1) Você está vendo coisas, ele (a) é “normal”, só é um pouco tímido (a).
2) Para de tentar achar “pelo em ovo”. Ele (a) é igualzinho o (a) fulano (a) Xxxxx, só está demorando um pouco mais a falar.
3) Ahhh para de frescuras e coloca logo ele (a) na escola que vai “melhorar”, Ele (a) convivendo com outras crianças vai se “transformar” em outra pessoa.
4) Você está exagerando muito. Para de ficar focada só nisso! Só fala em Autismo!
5) Está muito cedo para avaliar essa criança, observe e calma. Muito mimimi você!
6) Na minha época não tinha “tantas frescuras como hoje”. Vocês tratam a criança como algo “anormal” então por isso que ela “fica desse jeito”!
7) Ele (a) não tem cara de autista ué? (ESSA É A QUE EU MAIS OUÇO).
8) Você deve ter uma missão aqui na terra e é abençoada por isso. (ter filhos é uma benção sim, mas só quem tem filhos atípicos sabem a luta que é).
9) Oxi, mas então se ele (a) é doente, é só procurar o médico para se curar! (como se autismo fosse doença e tivesse cura).
10) Ah, “todo mundo” é “um pouco autista” se você for pensar dessa maneira. (como se autista fosse adjetivo).
E por aí vão tantas outras frases e preconceitos de muitos que não sabem e muitas vezes nem querem saber, compreender. Falas lotadas de falta de empatia, falta de amor.
É triste! Para as pessoas que “julgam” sem saber. E se fosse seu filho ou sua filha? E se fosse um parente seu? Agiria da mesma forma? Pensem nisso!! RESPEITO!
O Autista merece respeito. Familiares de Autista merecem respeito!