Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento (DSM-V, 2014).
A desatenção manifestações comportamentais e se revela das seguintes formas:
• Divagação em tarefas.
• Falta de persistência.
• Dificuldade de manter o foco.
• Desorganização.
A hiperatividade está relacionada à atividade motora excessiva. É a manifestação de inquietude extrema que gera o esgotamento dos outros e de si na realização das atividades diárias.
A impulsividade se refere ao “agir sem pensar”, são as ações precipitadas e sem
premeditação, com elevado potencial de dano ao indivíduo.
TDA/H leva a “desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzidos, rejeição social e, nos
adultos, a piores desempenhos, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior
probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal.” (DSM-V,
2014, p. 69)
Os estudantes com TDA/H precisam de oportunidades e professores capacitados a
atendê-los na mediação de sua aprendizagem. O primeiro passo é conhecer o transtorno
e suas implicações.