Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Renata Ishikawa

Esposa, mãe típica de uma jovem de 18 anos e atípica de uma criança autista de 4 anos. Formada e atuando há 20 anos em administração com pós graduação em finanças empresariais, meu caminho foi re-direcionado quando recebi o diagnóstico de autismo da minha filha caçula. A minha atual missão aqui é ajudar pessoas a conhecer e aprender com as minhas experiências sobre o autismo.

Síndrome de Asperger

O termo ‘Asperger’ não existe mais de acordo com a atualização da CID-11 em janeiro de 2022. A sindrome passou a ser enquadrada no Transtorno do Espectro Autista. (TEA)

Para quem não conhece a Sindrome de Asperger, ela era considerada quando o individuo tinha dificuldades na socialização sem apresentar atrasos na fala ou no desenvolvimento intelectual.

A grande maioria dos casos de “Asperger” na verdade se enquadram no nível 1 de suporte do autista! As principais caracteristicas desse nivel de suporte são:

  • pouco ou nenhum atraso no desenvolvimento intelectual;
  • pouca ou nenhuma dificuldade no desenvolvimento da fala;

Estes autistas podem apresentar problemas de interação social, associados à dificuldade para compreender e expressar emoções, assim como gestos, expressões faciais e demais aspectos da linguagem não verbal.

Alterações sensoriais podem fazer com que eles percebam cores, sons e cheiros de maneira mais intensa, levando a uma maior sensibilidade diante de ruídos e incômodo em situações de aglomeração. Assim como as demais condições de saúde mental, os transtornos do espectro do autismo apresentam diferentes nuances de uma pessoa para outra, o que pode adiar o diagnóstico.

Uma das principais características do transtorno do autismo associado anteriormente à Síndrome de Asperger é a interpretação literal do discurso e a dificuldade de compreensão das emoções.

“Nem sempre os autistas conseguem entender as próprias emoções e as emoções alheias. Há um pensamento rígido para isso, uma interpretação literal das coisas e dificuldade para entender metáforas, piadas e ironias. Isso dificulta um pouco a comunicação necessária para identificar as sutilezas da linguagem não verbal”.

Conversas que giram em torno de si mesmos ou de um determinado tópico e o foco exagerado em um assunto específico também são características associadas a esse espectro do autismo.
Existem interesses muito específicos e intensos, uma característica por se interessar por algo inusitado e ter um hiperfoco nisso. Alguns autistas realmente adoram ciência, astronomia, insetos e se aprofundam muito naquilo, ao ponto que, às vezes, esse hiperfoco vira uma habilidade.

Origem do nome – Asperger

A condição anteriormente descrita como Síndrome de Asperger fazia alusão ao médico austríaco Hans Asperger, que descreveu pela primeira vez a condição. Antes mesmo das alterações na Classificação Internacional de Doenças entrarem em vigência, já existiam discussões sobre a modificação no nome da condição clínica.

Um estudo, publicado no periódico Molecular Autism, em 2018, apontou que o médico teria colaborado com o regime nazista. Os documentos obtidos pelo pesquisador austríaco Herwig Czech apontam que Asperger legitimou políticas de higiene racial.

Segundo o artigo, Asperger conseguiu se acomodar ao regime nazista e foi recompensado por suas afirmações de lealdade com oportunidades de carreira. Embora não tenha feito parte do partido nazista, ele se juntou a várias organizações afiliadas ao NSDAP e legitimou publicamente políticas de higiene racial.

A análise foi realizada com base em uma ampla gama de publicações contemporâneas e documentos de arquivo inexplorados até então, incluindo os arquivos pessoais de Asperger e as avaliações clínicas que ele escreveu em seus pacientes.

O que achou? Comente!

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Veja mais

Posts relacionados

AFINAL O QUE É SER UM PAI ATÍPICO?

AFINAL O QUE É SER UM PAI ATÍPICO?

Neste mês de agosto quando é comemorado o dia dos pais, quero falar deste tema. Ser pai é uma jornada repleta de desafios e alegrias, e quando seu filho é

Julho, mês das férias

Julho, mês das férias

As férias são um período muito aguardado por muitas famílias, uma oportunidade para descansar, viajar e passar tempo de qualidade juntos. No entanto, para mães atípicas — aquelas que cuidam

Amor e os autistas

Amor e os autistas

E quem disse que autistas não possuem sentimentos? E quem disse que autistas tem zero em empatia? E quem disse que autistas não podem se apaixonar? Cada um à sua

Maternidade atípica

Maternidade atípica

Olá pessoal! Aqui é a Renata Ishikawa! Mãe típica e atípica que participa do grupo materno amor! Um prazer trazer aqui assuntos e pautas sobre o universo atípico! Mês de

Carnaval e o autismo

Carnaval e o autismo

O Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais, sendo a mais celebrada no Brasil. Apesar do forte secularismo presente no Carnaval, a festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo,

Familias Autistas sem rede de Apoio.

Familias Autistas sem rede de Apoio.

Dois cadáveres foram encontrados em um apartamento no edifício Mondrian Antares, em Águas Claras, na noite desta terça-feira, 9. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) confirmou a ocorrência. Os