Muitas pessoas necessitam de ter uma rotina pré-estabelecida para que o dia “possa fluir’. Para os autistas em sua grande maioria, há uma maior necessidade de ter uma rotina super bem estruturada.
A rotina traz previsibilidade e um certo conforto do que vai acontecer, do que está pré-estabelecido. Isso miniminiza o estresse do dia a dia. O autista gosta de saber o que fará, o que vai “acontecer” naquele dado momento.
Aqui vou listar alguns indícios de que o autista gosta e necessita de uma rotina:
- Autistas reagem com estresse a mudanças inesperadas.
- Autistas gostam de seguir uma rotina bem restrita. Um exemplo, quando levo minha filha à escola, ela gosta e ouvir sempre as 3 mesmas músicas diariamente. Isso traz um conforto a ela.
- Austistas gostam de comer normalmente, sempre o mesmo tipo de comida, pratos únicos e talheres idem. Isso de forma geral, obvio que cada autista é UNICO.
- Gostam de assistir os mesmos desenhos. Claro que “vivem de fases”. A “fase da Patrulha Canina”, a “fase do Brancoala”…
- Gostam dos mesmos trajetos para irem ao trabalho, escola, casa de familiares ou “elegem sempre um preferido”.
- Brincam sempre com as mesmas coisas ou brinquedos de forma geral.
- Gostam de ouvir as mesmas músicas e também “vivem de fases”. A “fase da música BIUTIFUL do COLDPLAY”, que toca em casa pelo menos 6 vezes ao dia.. exemplo.
Não brigue com seu filho para que “ele aceite” a mudança inesperada, ao invês disso, busque recursos visuais como quadros de rotinas, fotos, antecipe eventos para ele, use histórias sociais para explicar as situações que estão por vir. Isso ajuda muito a evitar possiveis crises.