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Renata Ishikawa

Esposa, mãe típica de uma jovem de 18 anos e atípica de uma criança autista de 4 anos. Formada e atuando há 20 anos em administração com pós graduação em finanças empresariais, meu caminho foi re-direcionado quando recebi o diagnóstico de autismo da minha filha caçula. A minha atual missão aqui é ajudar pessoas a conhecer e aprender com as minhas experiências sobre o autismo.

Psicomotricidade

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso.

A Psicomotricidade tem um papel importante no desenvolvimento
neuropsicológico das crianças.

As ações realizadas na Psicomotricidade são chamadas de
condutas psicomotoras e dividem-se em funcionais (que abrangem a
coordenação motora, equilíbrio, tônus, lateralidade, esquema corporal,
organização espacial) e relacionais (expressão, comunicação, afetividade,
limites e corporeidade). O afeto está diretamente ligado às necessidades
que precisamos suprir como humanos para garantir a sobrevivência, a
vivência e a convivência humana. A primeira fonte de contato de afeto que
a criança tem é com os familiares. Estes laços são os que irão influenciar
o seu futuro.

As primeiras formas de comunicação entre as crianças são corporais.
Desse modo, acontecem de forma não verbal e baseadas em sentimentos
e expressões. É essa relação de comunicação que a criança estabelece
com o adulto em função do atendimento de suas necessidades.
Independente do meio no qual a criança cresça e se desenvolva, ela será
afetada por emoções, sentimentos e afetos.
E, nós, seres humanos, não somos educados para lidar
positivamente com essas sensações tendendo a esconder ou reprimir o
que estamos sentindo. Neste cenário, podemos dizer que são crescentes
as dificuldades que as pessoas têm em lidar com sentimentos e relacionar-
se com os outros, produto de uma vivência baseada em padrões de
comportamentos já pré-construídos e transmitidos principalmente nos
ambientes familiares e escolares.

É uma abordagem indicada para intervenções no autismo, uma vez que pode ajudar nas características sensoriais, motoras, linguagem, entre outras.

Sua atuação envolve o desenvolvimento integrado das habilidades motoras, junto a aspectos emocionais e cognitivos. No caso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a psicomotricidade permite que elas se apropriem de suas próprias imagens e esquemas corporais, ou seja, tenham consciência de seus corpos dentro de um ambiente ou contexto.

As práticas são baseadas em evidências científicas e são as mais indicadas para o tratamento de pessoas com desenvolvimento atípico. No autismo, as principais é muito utilizado a Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

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