Compreender os transtornos relacionados à aprendizagem e conhecer suas características e manifestações, estando aptos para evitar a segregação dos indivíduos que têm algum transtorno, qualificando métodos e abordagens pedagógicas, minimizando as dificuldades decorrentes da condição clínica no processo de ensino-aprendizagem.
- Identificar e classificar os transtornos e distúrbios da aprendizagem.
- Diagnosticar as caraterísticas e especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
- Reconhecer e identificar as características e especificidades do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TODA/H e Transtorno de Oposição Desafiante – TOD.
- Identificar os sintomas do Transtorno Específico da Aprendizagem, especificamente a dislexia, a disgrafia e a discalculia..
Consideramos “distúrbio” e “transtorno” como nomenclaturas equivalentes, apesar de, em aspectos neurológicos, existirem diferenciações entre essas condições. Porém, nossa abordagem é comportamentalista.
É fundamental saber que transtornos e distúrbios podem ser entendidos como a “alteração da normalidade, seja de natureza estrutural, funcional ou comportamental” (REZENDE, 2008, p. 281).
Os transtornos de neurodesenvolvimento abarcam um grupo de condições relacionadas e que são evidentes desde o início do desenvolvimento do indivíduo. Apesar de serem percebidos com maior incidência no período escolar, no processo de anamnese se evidencia que, tipicamente, a manifestação é anterior à etapa da escolarização.
“os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou interesse ” (DSM-V, 2015, p. 81).