Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Renata Ishikawa

Esposa, mãe típica de uma jovem de 18 anos e atípica de uma criança autista de 4 anos. Formada e atuando há 20 anos em administração com pós graduação em finanças empresariais, meu caminho foi re-direcionado quando recebi o diagnóstico de autismo da minha filha caçula. A minha atual missão aqui é ajudar pessoas a conhecer e aprender com as minhas experiências sobre o autismo.

O que é transtorno e o que é distúrbio?

Compreender os transtornos relacionados à aprendizagem e conhecer suas características e manifestações, estando aptos para evitar a segregação dos indivíduos que têm algum transtorno, qualificando métodos e abordagens pedagógicas, minimizando as dificuldades decorrentes da condição clínica no processo de ensino-aprendizagem.

  1. Identificar e classificar os transtornos e distúrbios da aprendizagem.
  2. Diagnosticar as caraterísticas e especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  3. Reconhecer e identificar as características e especificidades do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TODA/H e Transtorno de Oposição Desafiante – TOD.
  4. Identificar os sintomas do Transtorno Específico da Aprendizagem, especificamente a dislexia, a disgrafia e a discalculia..

Consideramos “distúrbio” e “transtorno” como nomenclaturas equivalentes, apesar de, em aspectos neurológicos, existirem diferenciações entre essas condições. Porém, nossa abordagem é comportamentalista.

É fundamental saber que transtornos e distúrbios podem ser entendidos como a “alteração da normalidade, seja de natureza estrutural, funcional ou comportamental” (REZENDE, 2008, p. 281).

Os transtornos de neurodesenvolvimento abarcam um grupo de condições relacionadas e que são evidentes desde o início do desenvolvimento do indivíduo. Apesar de serem percebidos com maior incidência no período escolar, no processo de anamnese se evidencia que, tipicamente, a manifestação é anterior à etapa da escolarização.
“os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou interesse ” (DSM-V, 2015, p. 81).

O que achou? Comente!

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Veja mais

Posts relacionados

Preconceito no autismo

Preconceito no autismo

O preconceito no autismo ocorre quando há julgamentos, estereótipos e discriminação contra pessoas autistas, muitas vezes devido à falta de informação e compreensão sobre a condição. Isso pode se manifestar

Filmes inspiradores no universo atípico

Filmes inspiradores no universo atípico

É sempre um prazer trazer aqui assuntos e pautas sobre o universo atípico!Assisti esses dias o filme o milagre de Tyson, que fala de superação, força, determinação, foco e acreditar

Férias acabaram. E agora? Volta às aulas!!

Férias acabaram. E agora? Volta às aulas!!

Para garantir uma volta às aulas mais tranquila para crianças autistas, algumas adaptações podem ser feitas: ✅ Antecipação e Rotina:• Enviar um cronograma visual das atividades do primeiro dia.• Se

Natal

Natal

O que é o Natal?Para os cristãos , o verdadeiro significado do Natal é celebrar o nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo como símbolo de amor, esperança e

Dia das crianças

Dia das crianças

O Dia das Crianças é uma data marcada por celebrações e presentes, mas também é uma oportunidade importante para refletir sobre a diversidade de infâncias e realidades. No universo das

SETEMBRO AMARELO

SETEMBRO AMARELO

Considerado o mês de prevenção e conscientização ao suicídio, o Setembro Amarelo iniciou em 2015 com uma campanha, com o objetivo de promover o diálogo sobre saúde mental, buscando reduzir