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Renata Ishikawa

Esposa, mãe típica de uma jovem de 18 anos e atípica de uma criança autista de 4 anos. Formada e atuando há 20 anos em administração com pós graduação em finanças empresariais, meu caminho foi re-direcionado quando recebi o diagnóstico de autismo da minha filha caçula. A minha atual missão aqui é ajudar pessoas a conhecer e aprender com as minhas experiências sobre o autismo.

O que é transtorno e o que é distúrbio?

Compreender os transtornos relacionados à aprendizagem e conhecer suas características e manifestações, estando aptos para evitar a segregação dos indivíduos que têm algum transtorno, qualificando métodos e abordagens pedagógicas, minimizando as dificuldades decorrentes da condição clínica no processo de ensino-aprendizagem.

  1. Identificar e classificar os transtornos e distúrbios da aprendizagem.
  2. Diagnosticar as caraterísticas e especificidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  3. Reconhecer e identificar as características e especificidades do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TODA/H e Transtorno de Oposição Desafiante – TOD.
  4. Identificar os sintomas do Transtorno Específico da Aprendizagem, especificamente a dislexia, a disgrafia e a discalculia..

Consideramos “distúrbio” e “transtorno” como nomenclaturas equivalentes, apesar de, em aspectos neurológicos, existirem diferenciações entre essas condições. Porém, nossa abordagem é comportamentalista.

É fundamental saber que transtornos e distúrbios podem ser entendidos como a “alteração da normalidade, seja de natureza estrutural, funcional ou comportamental” (REZENDE, 2008, p. 281).

Os transtornos de neurodesenvolvimento abarcam um grupo de condições relacionadas e que são evidentes desde o início do desenvolvimento do indivíduo. Apesar de serem percebidos com maior incidência no período escolar, no processo de anamnese se evidencia que, tipicamente, a manifestação é anterior à etapa da escolarização.
“os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou interesse ” (DSM-V, 2015, p. 81).

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