POR QUE AUTISTAS PODEM NÃO RESPONDER
Quando o assunto abordado não é interessante para o autista! Especialmente quando a pessoa está hiperfocada em outra coisa no momento. Inclusive se você falar sobre outro assunto, pode ser que de fato ela nem mesmo esteja ouvindo.
Quando o autista está em sobrecarga. A interação social para muitos autistas pode ser exaustiva, deixando a pessoa sem energia para responder. Sem entendimento ou compreensão até do que foi dito ou perguntado!
Quando a pergunta for totalmente paradoxal, ou seja, o que foi questionado ao autista é muito amplo. O melhor é sempre ser o mais específico e direto no que está perguntando. Não fique “devagando”. A pessoa pode não ter compreendido corretamente a pergunta. Muitas vezes os autistas possuem dificuldade na linguagem.
Outra questão é, muitas vezes, em nossas conversas, buscamos “puxar assunto” com outras pessoas. E falamos coisas óbvias que os autistas não compreendem o motivo de estarmos falando aquilo.
Exemplo = Eu digo para minha filha austista que acabou de chegar da escola com o pai dela –
Oi Filha ,já chegou? A pergunta tem uma resposta “óbvia”, certo? Então possivelmente ela não vai ter o interesse de respondê-la. Ou mesmo quando a resposta não é óbvia, mas a pessoa autista acha que o outro deveria saber a resposta.. ou seja “obvia” para ela.
O trabalho em terapia e com a fonoaudiológica ajudam muito. Tanto na parte da TO mostrando e aplicando a parte comportamental e ensinando vários recursos como também a fono em melhorar a parte da comunicação verbal.