Você sabia que o lúdico e o autismo estão fortemente relacionados? Saiba mais nesse post!
O que é Lúdico:
Lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos e divertimento.
Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.
O lúdico cria um universo próprio, fechado, onde operam as próprias regras, a própria lógica. Pode estar relacionado com a fantasia, com a criação e o desenvolvimento das relações interpessoais na brincadeira.
Os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem. Isto porque é muito importante incutir nas crianças a noção que aprender pode ser divertido. As iniciativas lúdicas nas escolas potenciam a criatividade, e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos.
A infância é marcada pela arte do brincar e uma das brincadeiras características da criança é o que se chama de “faz de conta”. Quando analisamos o faz de conta no âmbito do brincar dos indivíduos, podemos observar que ele possui diferentes nomenclaturas, como por exemplo jogo imaginativo, jogo simbólico, brincadeira imaginativa, todos esses nomes trazendo o mesmo significado: uma brincadeira em que as crianças usam a fantasia, a imaginação, recriam e criam os elementos que as cercam.
O faz de conta é considerado um jogo simbólico, por meio do qual a criança representa situações não percebidas no momento. O desenvolvimento do jogo simbólico ocorre com a interiorização dos esquemas sensório-motores.
O Lúdico no Autismo:
No Transtorno do Espectro Autista (TEA), é comum que encontre alguma alteração ou dificuldades na parte “lúdica”, no “faz de conta”. A intervenção desta dificuldade vai influenciar diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte importante no desenvolvimento de todo indivíduo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. A equipe multi-disciplinar deve introduzir as atividades lúdicas e ensinamentos na criança autista para que ela aprenda que, por exemplo, um carrinho não precisa ser “somente enfileirado por cores”, o carrinho pode ser utilizado para brincar, para “fazermos de conta” que vamos passear no shopping, mas isso é um trabalho a ser desenvolvido e trabalhado. Isso também serve para os ensinamentos nas escolas. Por este motivo, é tão importante profissionais capacipados em escolas que entendam que, cada indivíduo, entende e processa o que está sendo ensinado de forma “diferente” e eles devem possuir habilidades para ensinar de diversas maneiras.
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