São transtornos do neurodesenvolvimento, de origem biológica, no qual anormalidades no
nível cognitivo são associadas às manifestações comportamentais.
Estão diretamente relacionados às habilidades acadêmicas: leitura, escrita e raciocínio
matemático.
Para ser considerado transtorno, é necessário que a dificuldade persista por mais de 6 (seis)
meses, que as habilidades acadêmicas estejam significativamente abaixo da média prevista
para a relação idade/ano escolar e que outras possibilidades já tenham sido descartadas.
Por mais que, enquanto pedagogos, psicopedagogos, educadores, professores ou outros
profissionais específicos, não possamos “resolver” essas questões sozinhos, podemos, com a
formação adequada, amparar, acolher e encaminhar esses estudantes, prezando, no espaço
escolar, por aquilo que lhes é direito: atendimento educacional adequado com vistas à
Educação Inclusiva.
DISLEXIA
Dificuldade de precisão e/ou fluência na leitura de palavras e baixa competência para decodificação e soletração. O déficit está centrado no processamento fonológico. Leitura imprecisa ou lenta, que demanda muito esforço. Dificuldade na compreensão do sentido do que é lido. Consequente dificuldade na escrita com supressão de letras ou trocas
DISGRAFIA
Está relacionada aos distúrbios da motricidade fina e da motricidade ampla, bem como aos
distúrbios de coordenação visomotora, deficiência da organização têmporo-espacial, lateralidade e direcionalidade (CINEL, 2003). Falta de precisão na ortografia. Falta de precisão na gramática e na
pontuação. Falta de clareza ou organização da expressão escrita.
DISCALCULIA
É um transtorno do neurodesenvolvimento que resulta em um distúrbio de aprendizagem específico das habilidades matemáticas. Afeta os seguintes fatores:
• Senso numérico.
• Memorização de fatos aritméticos.
• Precisão ou fluência de cálculo.
• Precisão no raciocínio matemático.