O contexto pedagógico mostra sua importância na questão de potencializar as capacidades dos alunos, não somente dentro da sala de aula; mas, inclusive, na vida além dos muros da escola. Em outras palavras, as atividades têm o poder de valorizar as habilidades e as competências das crianças e adolescentes com TEA.
As atividades abaixo são de extrema importância para Autistas:
– Atividades que estimulem a coordenação motora
Brincadeiras que estimulam a coordenação motora são essenciais. No entanto, o profissional deve saber como isto influencia o desenvolvimento do aluno, uma vez que o poder de atração da atividade para a criança reflete diretamente no aproveitamento que ela vai ter. Dessa forma, pensar em uma atividade que direcione sua atenção e fortaleça sua habilidade motora deve ser algo frequente.
– Atividades que utilizem cores e sons.
Muitos autistas apresentam diversas hipersensibilidades, ou seja, muitos deles são extremamente sensíveis a barulhos, texturas, aromas, ou até mesmo cores. Dessa maneira, o profissional deve se certificar antes de executar a atividade para evitar qualquer tipo de crise. Tais atividades com cores e sons podem representar excelentes oportunidades para propiciar momentos de descontração e desenvolvimento.
– Atividades com jogos digitais
Jogos eletrônicos são muito indicatos para crianças com TEA. Claro, deve-se respeitar a idade de cada aluno. Por meio desses dispositivos, os pequenos conseguem vivenciar formas interessantes para associações com situações do seu dia a dia. Dessa maneira, os alunos estão aptos aprender tarefas de seu cotidiano de maneira lúdica. Além disso, esses jogos têm elementos que despertam a curiosidade do pequeno. Inclusive, conteúdos pedagógicos podem ser utilizados para ajudar as crianças diante de alguma atividade da escola.
– Atividades com massinha de modelar
Para aquelas crianças que estão na educação infantil, a massinha de modelar é uma opção incrível. Além de auxiliar na coordenação motora, o aluno pode desempenhar a sua criatividade e interagir com as demais crianças.
– Atividades de pintura
Mais uma vez, a opção é para estimular a criatividade e a interação social do pequeno. Dessa maneira, a criança pode colocar em prática a sua capacidade de utilizar cores e aplicar todas elas de acordo com o seu gosto.
Atividades usando o Quebra-cabeça
Outra atividade que merece destaque é a de quebra-cabeça. Essa tarefa ou brincadeira desperta no aluno interesse em montar o objeto. Muitas crianças com TEA conseguem demonstrar habilidades impressionantes no processo de montagem, principalmente aqueles que são voltados a detalhes.