O Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais, sendo a mais celebrada no Brasil. Apesar do forte secularismo presente no Carnaval, a festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma.
E o que tem o Carnaval com o Autismo?
Qualquer festa que possui som alto, brilhos, aglomerações, pessoas festando, ocasiona altos estímulos sensoriais ao autista, e isso pode gerar UM ENORME incômodo e, até mesmo, crises ao Autista.
Importante afirmar novamente que cada autista É ÚNICO. Com isso não podemos generalizar que TODOS OS AUTISTAS sentem da mesma forma.
Alguns autistas possuem hipersensibilidade devido ao Transtorno do Processamento Sensorial (conhecido como TPS), que é uma condição que afeta o sistema nervoso e provoca um excesso dos estímulos, sejam auditivos, visuais e/ou táteis.
Minha filha Isabela por exemplo se incomoda com o barulho mas não tanto como seu amigo também autista que PRECISA estar de fone de ouvido em lugares extremamente barulhentos.
Alguns autistas não gostam de ambientes extremamente enfeitados, coloridos, cheio de “objetos” pois acaba incomodando também.
Sempre importante informar que, para evitar crises, é importante primeiro você conhecer e saber o que afeta o autista e prever certas situações como – lugares barulhentos, leve fone de ouvido. Lugares muito estimulantes e enfeitados, avise ao autista, fique pouco no ambiente, converse e observe atentamente seu comportamento no local.
A previsibilidade no caso do autismo é importante para evitar o excesso do estímulo ao autista e avisar ao que estar por vir, é de fato algo que ajuda muito. O “preparo” para o que estar por vir é fundamental para o autismo e sua família.
Como estamos em um mundo ainda não muito inclusivo infelizmente, temos que nos adaptar ao que temos hoje, mas já existem projetos para um Carnaval atípico por exemplo aqui mesmo em Campinas. Esse projeto está já em andamento para o Carnaval de 2025. Espero em breve trazer mais detalhes a vocês. Que o Autista possa viver, curtir e se divertir como TODOS.