A importância da integração dos fatores psicomotores (tonicidade, equilibração, lateralidade, ecognosia e praxias) é entendida na Psicomotricidade como uma componente construtiva da atividade psíquica. Caso haja falhas nesses sistemas, podem ocorrer nas crianças, nos adolescentes, nos adultos ou nos gerontes, inúmeras perturbações psicomotoras. Dentre as São elas:
• Paratonias – uma forma de hipertonia e com uma resistência variável, durante o movimento involuntário passivo.
• Sincinésias – movimento involuntário que acontece num membro paralisado, quando se movimenta o membro situado do lado contrário.
• Diadococinésias – perda da capacidade que uma pessoa tem em realizar movimentos rápidos alternadamente.
• Ataxias – perda do controle muscular durante movimentos voluntários, como andar ou pegar objetos.
• Deslateralizações – é a troca do dígrafo lh pelo “i” por exemplo mulher/ muié, por ser o lh uma consoante lateral palatal.
• Assomatognosias– incapacidade que o indivíduo tem em reconhecer uma parte do seu próprio corpo.
• Autopoagnosias – é uma perturbação que se caracteriza pelo fato de o indivíduo poder ver ou sentir objetos, mas não poder associá-los ao papel ou função que desempenham. Pode também não reconhecer um membro familiar ou sua própria imagem no espelho.
• Apraxias – o indivíduo que tinha a capacidade de determinadas funções motoras e deixa de realizar porque desaprende, e não porque tem alguma fraqueza ou incoordenação