O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é um transtorno que compromete certas habilidades sociais, traz certos comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal entre outras características; entretanto, com um grupo de apoio multi-, as pessoas com TEA tende a melhorar sua relação com o mundo. Pessoas com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade.
A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo. O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que representa a campanha do Autismo predominantemente diagnosticado em meninos, mas este relato vem sendo alterado ao longo dos anos, onde temos uma grande parte de meninas e mulheres com o diagnóstico de TEA.
Algumas frases lindas nessa caminhada de aprendizado do Autismo:
“Quando conseguirmos nos colocar no lugar do outro, faremos diferença entre, e nunca, pelas pessoas. Não se deixe limitar pelo preconceito e faça a diferença. Conscientização em primeiro lugar. Feliz Dia Mundial da Conscientização do Autismo.”
“Autismo não é doença e o Dia Mundial da Conscientização do Autismo propicia a cada um de nós uma oportunidade de entender antes de julgar. Faça parte desta iniciativa.”
“Sejam fortes e valorizem a vossa caminhada. Os autistas têm muito para ensinar. Aprendam com eles e tenham um feliz Dia Mundial da Conscientização do Autismo.”
Quer acessar outros artigos? Acesse já o meu blog.
Me siga no Instagram